Av. Paulista, 91 – Cj.706, Bela Vista, São Paulo - SP  |   (11) 3141-0669 | (11) 9 3250-0669 | (11) 97393-3205  |   secretaria@cec.med.br
Acupuntura

A acupuntura tem se tornado muito popular no Brasil como um tratamento para muitas doenças e sintomas, incluindo dor lombar. Este método de tratamento foi originalmente desenvolvido na China, mais de 2000 anos atrás, e tornou-se um método comum para aliviar a dor e outros sintomas neste país.

Além de estudar o papel da acupuntura no tratamento da dor lombar , os Institutos Nacionais de Saúde também financiou uma grande quantidade de pesquisas sobre a eficácia da acupuntura no tratamento de náuseas e vômitos associados à gravidez , quimioterapia, e depois de uma operação. Ela também tem sido estudada como um tratamento útil para vício em cigarros , álcool e drogas, bem como um método para aliviar dores de cabeça , cólicas menstruais, cotovelo de tenista , síndrome do túnel do carpo , e asma.

Tratamentos de acupuntura consiste em colocar as agulhas de aço inoxidável muito fina na pele do paciente, em determinados locais que se pensa que correspondem a determinados órgãos e áreas anatómicas no fundo do corpo. Existem vários milhares de ”acupontos ” que têm sido descritos por acupunctura tradicionais chinesas, cada um dos quais tem um significado particular para o tratamento de diferentes doenças e sintomas. De acordo com o entendimento chinês tradicional do corpo humano, de uma forma natural de energia que é essencial para o bom funcionamento do corpo humano flui através de doze “meridianos” no corpo humano . Esta força de energia é chamado de ” tchi “, e é compreendido para ter boas e más qualidades. O equilíbrio entre esses dois aspectos da força da vida, o yin (a força escura) e o yang (a força de luz), controla todos os aspectos do corpo humano . Acupuntura visa corrigir desequilíbrios em quantidades relativas de yin e yang dentro do corpo humano através da inserção de agulhas em pontos de acupuntura que estão alinhados com certos meridianos.

Acupuntura, quando praticado por um profissional qualificado, geralmente é indolor, e agulhas descartáveis ​​modernos carregam quase nenhum risco de infecção. Enquanto a teoria por trás de como funciona a acupuntura ainda não foi totalmente validada através de investigações científicas modernas, muitas pessoas obtiveram alívio substancial , como resultado destes tratamentos . Os custos da acupuntura já são cobertos por alguns planos de saúde. Há vários estudos em grande escala que estão em andamento que estão tentando determinar como a acupuntura se compara a outras formas de tratamento para pacientes com dor lombar, mas, infelizmente, os resultados destes estudos não estarão disponíveis para vários anos.

A prática da acupuntura é segura, em geral, tal como praticada por especialistas. Agulhas estéreis utilizadas no tratamento causam relativamente poucas complicações . No entanto, existem raras ocasiões de eventos adversos graves, tais como infecções e órgãos perfurados . Também pode haver efeitos adversos como com qualquer tratamento medicamentoso padrão para condições tais como a fibromialgia, dor miofascial , e outras doenças músculo-esqueléticas .

Hoje, está se tornando uma forma bem aceita de tratamento, especialmente como um meio de aliviar a dor e reduzir a quantidade de medicamentos que alguém com dor lombar usualmente toma. 

Pergunte ao seu médico sobre a eficácia da acupuntura no tratamento de doenças da coluna vertebral específicos.