Av. Paulista, 91 – Cj.706, Bela Vista, São Paulo - SP  |   (11) 3141-0669 | (11) 9 3250-0669 | (11) 97393-3205  |   secretaria@cec.med.br
Cifoplastia

Se você tiver sido diagnosticado com uma fratura na coluna vertebral compressão, causada por osteoporose, câncer ou tumores benignos, a cifoplastia por balão pode ser uma importante opção de tratamento.

O que é a Cifoplastia?

Cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo para a estabilização de fraturas da coluna vertebral, com o objetivo de reduzir a dor nas costas originada da fratura, corrigir a deformidade vertebral angular e restaurar a altura do corpo vertebral.

Por que eu preciso da cifoplastia?

Estima-se que a osteoporose atinja cerca de 44 milhões de americanos. A osteoporose causa 1,5 milhões de fraturas por ano nos EUA, com mais de 700.000 destas fraturas ocorrendo na coluna vertebral.

As fraturas da coluna vertebral também pode ser causada por um tumor, sendo os mais comuns o mieloma múltiplo, tumor de mama, pulmão e próstata. De acordo com o Multiple Myeloma Foundation Research, 55-70% dos pacientes com mieloma múltiplo já tem fratura de coluna vertebral no momento do diagnóstico e 15-30% irão desenvolver novas fraturas anualmente.

A alteração da forma da vértebra após a fratura altera o centro de gravidade da coluna, afetando o alinhamento de toda a coluna vertebral, o que pode levar à redução de movimento e força,  bem como a deformidade da coluna vertebral visível conhecido como cifose ou “corcunda”.

Como é realizada a Cifoplastia?

A cifoplastia normalmente leva cerca de 40 minutos por fratura tratada. Ela pode ser realizada em ambiente hospitalar ou ambulatorial e sob anestesia local ou geral (ambas as determinações são baseados em necessidade médica). Seu médico irá discutir com você as opções que são apropriadas para você.


  • Passo 1: Colocação do balão - feita uma incisão na pele de 1 cm. Usando uma agulha e a cânula (tubo), o especialista em coluna cria um pequeno caminho para dentro do osso fraturado. Um balão é guiado através do tubo no interior da vértebra. O procedimento é feito em ambos os lados do corpo vertebral.
  • Passo 2: Inflagem do balão - em seguida, os balões são inflados com cuidado para aumentar as vértebras em colapso e devolvê-las à sua posição pré-fratura. Uma vez que o corpo vertebral se encontra na posição correta, o balão é esvaziado e retirado.
  • Passo 3: Preenchimento da cavidade – a cavidade é preenchida com cimento ósseo.

 

Quanto tempo vai levar para eu me recuperar?

O procedimento da cifoplastia normalmente leva cerca de uma hora por fratura e pode exigir uma noite no hospital. Seu médico irá discutir com você as opções que são apropriadas para você com base no seu estado geral.

Após o procedimento, você provavelmente vai ser transferido para a sala de recuperação por aproximadamente uma hora. Enquanto estiver no hospital, você pode ser encorajado a andar e se movimentar.

O seu cirurgião irá ter um plano de recuperação pós-operatória para ajudá-lo a voltar para a sua vida diária normal o mais rapidamente possível. Os pacientes geralmente relatam alívio da dor e são capazes de caminhar e mover-se logo após o procedimento. O seu médico irá agendar uma visita de acompanhamento e explicar as limitações, se houver, em sua atividade. Na sequência de uma cifoplastia, você pode notar uma rápida melhoria de alguns ou de todos os seus sintomas, incluindo a dor.

Trabalhar em estreita colaboração com o seu médico para determinar o protocolo de recuperação adequado para você, e seguir as suas instruções de perto para otimizar o processo de cicatrização são fundamentais.

Para determinar se você é um candidato para a cifoplastia, por favor fale com o seu médico.

Existem riscos potenciais ou complicações?

Embora a taxa de complicação para a cifoplastia seja muito baixa, eventos adversos podem ocorrer, incluindo infecção; vazamento do cimento ósseo para o músculo e o tecido circundante da medula espinal e lesão dos nervos que pode, em casos raros, causar paralisia; vazamento do cimento ósseo para dentro dos vasos sanguíneos, resultando em danos aos vasos sanguíneos, pulmões e / ou coração. 

Este procedimento não é para todos. Uma prescrição é necessária. Por favor, consulte o seu médico para uma discussão sobre estes e outros riscos e se este procedimento é ideal para você.

Os materiais contidos neste site são para sua informação geral educacional. Informações que você leu neste site não podem substituir a relação que você tem com seu profissional de saúde.