Av. Paulista, 91 – Cj.706, Bela Vista, São Paulo - SP  |   (11) 3141-0669 | (11) 9 3250-0669 | (11) 97393-3205  |   secretaria@cec.med.br
Você sabe o que causa Lombalgia?

As pessoas, muitas vezes confundem dor nas costas com lombalgia. Dores na região lombar são muito frequentes, e engana-se quem pensa que afeta apenas as pessoas com idade avançada, os jovens também manifestam queixas recorrentes nos consultórios médicos.

Mas calma, nem toda dor nas costas implica a existência de um problema mais grave na região. A lombalgia, normalmente, requer maior atenção e acarreta sintomas que sem o tratamento correto podem ser permanentes, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Para começar, a postura incorreta está entre os principais causadores da Lombalgia, acredite, permanecer com hábitos errados de postura ao deitar, sentar ou ao realizar atividades corriqueiras causam problemas de saúde à sua coluna, mas não é apenas isso, outros fatores como inflamações e infecções, hérnias de disco, artrose, obesidade, fatores genéticos, fatores emocionais também podem ser apontados como causas da Lombalgia.

A lombalgia verifica-se na parte inferior da coluna vertebral (coluna lombar). A dor lombar tornou-se comum em uma grande parcela da população, e apesar de usar o termo comum, não podemos naturalizar isso, pois, sentir dores com frequência não é normal, e isso é resultado de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados, incluindo a execução errada de exercícios. Essa dor pode ser aguda ou crônica.

A dor aguda tem duração de quatro à seis semanas, já a crônica pode durar a vida inteira, e isso indica um problema mais grave de coluna vertebral. A principal forma do paciente descrever essa dor é que está com a coluna travada, e sente limitação na flexão anterior da coluna, dores e nos rigidez nos primeiros movimentos do dia.

A informação a seguir não é agradável, porém, é uma realidade que 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia na vida.

Tipos de lombalgia

Lombalgia aguda: é uma dor que aparece na coluna lombar, que tende a piorar quando faz algum movimento. Por isso, é comum falar que a pessoa está "andando com o corpo duro”. Uma das causas mais comuns da lombalgia aguda é ter feito algum movimento errado no seu dia-a-dia, por exemplo: ter carregado muito peso, ou então de forma errada; abaixar para pegar alguma coisa com as pernas esticadas; girar o corpo mantendo os pés parados no chão, dentre outros.

Lombalgia crônica: Nesse caso, quando a dor nas costas dura mais que 12 semanas ela pode ser caracterizada como lombalgia crônica e, pode ser causada por muitos fatores, é de tratamento bem mais complexo, inclusive necessitando a procura de um centro que seja especializado em coluna que trabalhe com uma equipe diversa com especialidades em várias áreas da medicina, incluindo a de neurocirurgião.

Um ponto muito importante, e que todos precisamos levar em conta é que mesmo que a dor não dure muito tempo, ao surgimento dos sintomas, a pessoas é indicada a procurar um especialista, somente assim, poderá iniciar um tratamento adequado de acordo com as suas especificidades.