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Higiene do Sono

O sono é essencial para o nosso corpo. Distúrbios do sono podem ser responsáveis por efeitos negativos na saúde dos indivíduos, além de dificultar os processos de reparo tecidual, exacerbar as respostas infamatórias, alterar a percepção da dor e a liberação e produção de hormônios.

Pessoas que sofrem privação do sono apresentam pior desempenho nos picos de exercícios, frequentemente tem desejo por alimentos mais calóricos (por se sentirem cansados e sem energia), podem ocorrer alterações da reposição de glicogênio que potencialmente afetará a síntese de proteína (fundamental para a recuperação muscular), pode afetar a produção de Hormônios do crescimento (GH) e cortisol e provocar desequilíbrios do Sistema nervoso autônomo (sintomas compatíveis com fadiga crônica). Diversos estudos vem demonstrando que é possível realizar um “treinamento” para melhorar a qualidade do sono.

Esse treinamento é denominado “Higiene do sono”. Se você tem dificuldade para dormir e isso vem afetado suas funções, essas dicas serão valiosas:

1)Evite fazer exercícios 4 horas ou menos antes de dormir;
2)Crie o hábito de ir dormir e acordar todos os dias no mesmo horário (mesmo que seja final de semana) seu corpo vai se adaptar essa rotina;
3)Evite alimentos estimulantes após as 16:00 ex: café, chocolate etc.;
4)O local deve estar com temperatura confortável, escuro (ação da melatonina), calmo (sem ruídos) e organizado;
5)Não passe muito tempo desnecessário na cama lendo, assistindo Tv ou usando o computador e celular;
6)Evite pensar em problemas e planejamentos quando for se deitar, isso pode espantar o sono;
7)Evite atividades estimulantes desnecessárias antes de dormir ex: filmes de ação, games Etc... Inclua essas dicas na sua rotina e treine seu sono, nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar, logo você estará dormindo melhor e isso refletirá na sua saúde!